segunda-feira, 20 de junho de 2016

Criando uma rotina para o bebê.


   Vejo que muitas meninas têm dúvidas a respeito de como criar uma rotina para o bebê, principalmente nos primeiros meses onde tudo é novidade e insegurança. Eu não sei nenhuma fórmula perfeita para isso, até porque o conceito de rotina pode variar de família para família, no entanto, resolvi postar aqui como era a rotina do meu filho nos primeiros meses e talvez assim possa ajudar as mamães que estão meio perdidas no assunto.

    Em primeiro lugar quero deixar claro que não conseguir ter uma rotina no primeiro mês de vida é normal, pois eles estão se acostumando com a vida aqui fora, e com isso querem mamar o tempo todo, dormir na hora de ficar acordado e acordar na hora de dormir. Este primeiro mês é bem complicado, mas se não for possível criar uma rotina efetiva como foi no meu caso, a única coisa que recomendo é não esquecer do banho de sol, se o bebê dorme até tarde, dê o banho de sol no fim da tarde quando o sol já está mais suportável para a pele do pequeno, se o bebê costuma acordar cedo, dê o banho de sol pela manhã, antes das 10:00, já nos casos em que o médico recomenda dar nos dois horário, você pode tentar acordar ou manter o bebê acordado nos horários indicados, pois o banho de sol é muito importante, principalmente para os recém-nascidos por conta do risco e icterícia.

Abaixo vou listar  rotina do meu filho durante o primeiro semestre de vida.




Entre 2 e 4 meses

1. Ele mamava duas vezes durante a madrugada e mais duas durante o período da manhã, mas continuava dormindo e só acordava por volta das 10:00, sedo assim logo após acordar já ia para o banho.
2. Depois do banho ele permanecia um tempinho acordado (em torno de 2 horas ), nesse período eu brincava com ele para estimular, o deixava de bruços para aprender a segurar o pescoço como a médica tinha recomendado e quando precisava fazer algo o colocava no berço ou no carrinho, assim ele ia se acostumando aos poucos a não ficar tanto no colo.
3. Entre 12:00 e 12:30, ele ficava com fome, com isso mamava e dormia por umas 3 horas.
4. Após acordar ele mamava novamente e entre 16:30 e 16:50 era hora do banho de sol ( é muito bom continuar com os banhos  de sol mesmo após o primeiro mês por causa da vitamina D), depois eu o limpava superficialmente e trocava de roupa.
5. As 18;00 eu dava de mamar e o colocava pra dormir.
6. Por volta das 20:00 ele acordava, mamava e ai começava a rotina do sono.
7. Em torno de 21:00 eu dava banho nele, vestia o pijama e depois ficava brincando até ele começar  se cansar, geralmente já depois do banho ele ficava calminho, o banho relaxa e ajuda o sono chegar, as vezes ele dormia meia hora depois do banho e nos dias mais difíceis dormia por volta de 22:15. Mas quando eu ia para a faculdade, a rotina do sono era comprometida e ele só dormia quando eu chegava lá para as 23:30.

Entre 4 e 6 meses

1. Ele passou a mamar somente uma vez na madrugada e uma pela manhã entre 06:00 e 08:00, mas passou a acordar bem tarde, só por volta das 11:30 e acordava faminto.
2. Ao levantar eu fazia a troca de fraldas e deixava ele a vontade brincando no berço enquanto eu preparava seu almoço (papinha salgada ou mucilon), logo ele comia e pouco depois ia para o banho, nessa época já estava bem esperto e assim ficava bastante tempo acordado.
3. Eu o incentivava a dormir por volta das 14:30 logo depois do lanche da tarde (leite materno e fruta), porque assim ele só acordava umas 17:00, ou seja, para o fato dele dormir até tarde não atrapalhar na rotina do sono a noite, eu passei a fazer com que ele dormisse apenas uma vez a tarde.
4. Depois de acordar e comer era hora de brincar, no berço, no braço da mamãe, ou no carrinho e assim eu o mantinha o máximo de tempo acordado e por volta das 20:00 ele tirava um cochilo de meia hora e logo acordava e começava a rotina do sono.
5. Ás 21:00 era hora do banho relaxante pra chegar o soninho, ele comia, eu contava historinhas ou cantava para ele e em no máximo uma hora ele já estava dormindo.

   Vocês devem ter sentido falta do banho de sol na ultima rotina, acontece que com essa idade eu passei a sair mais com ele durante o dia, e por consequência ele já pegava um pouquinho de sol. As rotinas que estou postando aqui é uma forma resumida e claro que tinha suas variantes.
   O meu filho sempre acordou tarde mas nenhum pediatra reclamou disso, no entanto agora com 9 meses, eu comecei a estipular uma hora para acordar e um limite de horário para ir dormir, ainda não ta dando muito certo, mas em breve contarei os progressos. O segredo para o meu filho sempre dormir bem a noite é o banho noturno, ele sempre se acalmou depois do banho e era só comer que logo dormia, cantar e ninar o bebê também ajuda a deixar ele bem relaxado pra dormir. Após os 6 meses é hora de ensinar o bebê a dormir sem ser ninado, o que não é tarefa fácil, até o momento não consegui, mas isso é tema para um outro post.

E vocês mamães? como ta sendo a rotina do seu baby? já conseguiram definir uma? Deixem nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2