segunda-feira, 13 de junho de 2016

Como conviver com a mãe do filho dele?



   Olá meninas, peço desculpas pelo sumiço, acontece que estive envolvida com outro projeto recentemente mais voltado para minha área de formação.
   Contudo, hoje vou falar de um assunto bastante polêmico, que é a convivência muitas vezes forçada entre a atual e a ex pela existência de um filho.
    Tenho visto muitas perguntas sobre o assunto e resolvi dar algumas dicas de convivência com base em pesquisas feitas em minha própria rede de amigos que passam por algo parecido.
  Então vamos ao que interessa...
  •  Controle seus ciúmes. 

   Sei que é difícil aceitar que seu namorado ou esposo tenha contato com a ex ou até mesmo frequente a casa dela. Mas ter ataques de ciúmes só vai piorar a situação. Claro que existem casos e casos e pode ser que ex esteja passando dos limites ou o seu companheiro esteja dando muita bola para ele e nesse caso o ideal é ter uma conversa séria com ele e impor limites. Lembre-o que as obrigações dele são com o filho e não com a mãe do filho dele. Se a pensão não está atrasada, a criança está bem e o cronograma de visitas está corretamente decidido e sendo seguido, não tem porque os dois manterem contato o tempo todo, perguntar pela criança uma vez por dia está de bom tamanho, mas faça tudo isso de forma calma em tom de conversa e não de briga, pois quando você briga com ele por ciúmes ou implicância com a ex, o coloca em situação difícil e ele pode pensar que você está de implicando também com o filho dele, isso vai afastá-lo de você e acredite se existir alguma chance dele voltar para a ex, é nesse momento que vai acontecer. Por este motivo mantenha o ciúme sob controle e seja compreensiva, assim a confiança entre o casal se fortalece e a ex deixa de ser vista como um problema.

  • Acompanhe seu companheiro sempre que possível. 

   Ninguém gosta de ficar perto da ex do atual namorado, mas no caso desta ex ser mãe do filho dele as coisas se tornam mais complexas. Você não precisa acompanhar seu companheiro em todas as visitas até porque isso demonstraria falta de confiança, mas se negar a ir todas as vezes que ele te convidar ou até mesmo em eventos sociais como uma festa de aniversário da criança, só para não topar com a ex dele criará um clima de insegurança e de rivalidade, fora que você perderá chances de criar um vínculo com o filho do seu companheiro e isso é fundamental para que a existência desta criança não se torne apenas um fardo na relação.

  •  Crie uma relação de respeito com ela 

   Você não precisa ser amiguinha da ex do seu companheiro, porém a ignorar ou fazer dela uma inimiga não te ajudará em nada, tente se lembrar que ela faz parte do passado do seu marido ou namorado, o filho que ela teve com ele e toda a história do dois foi algo que aconteceu antes de você na vida dele e se você o ama precisa superar isso e ver a mãe do filho do seu companheiro como apenas mais alguém que agora faz parte do seu círculo de convivência e ter uma relação de respeito com ela não só tornará esta convivência mais fácil, como te ajudará a sentir mais segurança em relação as intenções dela com seu esposo.




   Claro que isso tudo não vai depender só de você, por parte dela também precisa haver respeito e de todos os envolvidos, pois uma relação como esta é complicada e causa estranheza de início mas com um tempo tudo vai se resolvendo e é sim possível conviver com a ex do seu atual sem viver em uma guerra constante.


O que vocês acharam deste post? Algo a acrescentar? Então deixe nos comentários.

Um comentário:

  1. Oi amiga gostei das dicas.. É difícil essa relação mesmo entre atual e ex, sei bem como é pq meu esposo teve um filho com uma namorada antes de casarmos.. Tive uma criação mais tradicional, e sinceramente prefiro que cada uma fique no seu quadrado, no meu caso não tem como ter relação amigável pq a ex dele é uma pessoa mto problemática, pra vc ter uma ideia ela nem cria o filho, deixou com a avó e a tia da criança, que consideramos como as mães do menino de fato, e a minha sorte é que ele não mantém quase nenhum contato com ela, e sim com os parentes da criança, pra saber como ele está e dar a pensão.. O menino tbm nos visita alguns fds e é um amor de criança, nossa filhinha adora ele.. o ruim dessa situação é que ele não vai conviver mto com o pai, como as irmãzinhas..Sei bem como é pq tbm fui filha de pais separados, no final quem sofre com tdo isso são as crianças.. Um grande abraço

    ResponderExcluir

2