sexta-feira, 24 de junho de 2016

Mamães Jovens Que Querem Trabalhar: Por onde Começar?

    Olá meninas, hoje vou falar de um tema bastante debatido entre as mamães que ainda estão em busca de sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, que é as dificuldades de se conseguir um primeiro emprego e quando temos um filho isso é ainda mais difícil.
  Sendo assim resolvi postar algumas dicas para essas garotas, que mesmo sendo jovens mães não desistiram de alcançar sua independência financeira.

1° Dica.

  Planeje com quem deixar seu bebê.

Este é primeiro passo para qualquer mãe que queira trabalhar, pois não vai adiantar você ter todo um trabalho para formular seu currículo, sair distribuindo e ser aprovada na seleção, se na hora de começar no novo emprego ficar toda enrolada sobre onde deixar seu filho e acabar perdendo a oportunidade, então se planeje desde o início sobre onde e com quem deixar a criança, é uma decisão muito importante, até porque nenhuma mãe consegue focar no trabalho se não sentir segurança quanto ao bem estar do filho.


2° Dica.

  Qualifique-se

Muitas meninas deixam de estudar depois de ser mãe, principalmente as adolescentes que ainda estão no colegial, isso prejudica bastante na hora de arranjar um emprego. Hoje em dia até para as vagas consideradas de baixa hierarquia é exigido ao menos o ensino médio completo, ou seja, por mais difícil que seja é primordial terminar ao menos o segundo grau.  Além da escolaridade, algo que também conta muito é o enriquecimento do currículo com cursos  de línguas e profissionalizantes. Na atual crise que nosso país vive, esta cada vez mais difícil conseguir um emprego e com isso a concorrência é enorme, para se destacar é preciso ter algo a mais e se você não tem experiência a única coisa que pode te dar este destaque é a qualificação profissional, isso quer dizer que é muito importante que você busque fazer cursos de qualificação referente a área que pretende trabalhar e um curso de línguas como o inglês  ou espanhol mesmo que básico, pois fará toda a diferença para seu currículo. Mais uma vez reforço que sei a dificuldade que é fazer tudo isso com um filho pra cuidar, mas pra tudo tem um jeito e nós mulheres nascemos privilegiadas com o poder feminino de fazer mil coisas ao mesmo tempo, e para nos ajudar na internet existem inúmeros sites de cursos online bem conceituados e alguns até de graça,  deste modo, você consegue estudar sem nem mesmo sair do seu lado do seu pequeno.

3° Dica

  Seja honesta na entrevista quanto a sua maternidade.

Algumas mamães ficam inseguras ao serem perguntadas na entrevista quanto a existência de filhos e as dificuldades que isso pode acarretar caso seja contratada e isso é bastante prejudicial. O ideal é que você seja honesta, admita que tem sim um filho, diga a idade correta dele, se você enfrentaria alguma dificuldade em deixá-lo e responda todas as perguntas a respeito de forma verdadeira, mas sempre colocando seu profissionalismo em foco, demonstrando que apesar de tudo você dará o seu melhor para conciliar as duas coisas e ser uma boa profissional.

4° Dica

  Veja o vídeo abaixo.
Este vídeo é da nossa coautora  e também coautora do meu outro blog, 3 Dicas, Caroline Correia que é formada em Recursos Humanos e criou um canal com foco no público jovem que busca seu primeiro emprego.  Ela reforça a importância da qualificação para os jovens e com certeza vai ajudar muito a vocês mamães que buscam uma primeira oportunidade.

Um comentário:

  1. Olha a maternidade é algo incrível, mas qdo fazemos esta opção acabamos tendo que deixar um pouco de lado o profissional, sobretudo qdo temos filho pequeno.. Antes de engravidar a primeira vez, tava fazendo mestrado e trabalhava período integral em 2 empregos, tive que abidcar do mestrado e de um emprego, trabalho apenas meio período e minha filha fica com minha mãe (ainda bem que tenho essa opção), pq mtas mamães tem que recorrer a uma creche quando termina a licença, enfim... Estava fazendo planos de retornar os estudos, uma nova faculdade, qdo descobri a segunda gravidez, agora vou ter que deixar esses planos de lado por um tempo e estou focada em estudar pra concurso, pq com dois filhos, uma dica que eu dou paras as mamães hj é optarem primeiramente pela estabilidade, porque tem uma vida que depende inteiramente de vc.. Seria bom, no caso, não confiar mto nas empresas até pq nessa época de crise, como vc mesma citou, a fila de desempregados tem aumentado mto nos últimos tempos.. Acho que vale a pena investir em concurso.. É a dica que dou.. Abraços

    ResponderExcluir

2