terça-feira, 3 de maio de 2016

3 Dicas importantes para uma mãe solteira.

1 - Não deixe os julgamentos te deixarem para baixo.
Nossa, qual a mãe solteira que nunca passou por uma situação em que queria sumir, só pelos olhares julgadores das pessoas?­
Vamos dar um exemplo: você leva seu filho (a) para a festa de um amiguinho, ao chegar lá, se depara com aquelas cenas que já não são legais para as mamães solteiras, várias famílias aparentemente felizes. Papai, mamãe e filhinhos. Mas tudo bem, digamos que você já superou essa fase e que já não se deixa abalar. No entanto, chega aquela pessoa chata do seu lado e fica fazendo várias perguntas do tipo "onde está o pai do seu filho?", "Por que terminaram?", "Quantos anos você tem?". Você tenta ser educada ao máximo com a criatura, mas eis que no final da conversa vem aquele comentário infeliz: "é isso que dá procurar filho nova" ou "você deveria ter feito ele se casar com você", ou ainda pior "não deve ter ouvido seus pais, por isso está assim agora". Ou seja, se o relacionamento não deu certo, na mente pequena desse tipo de gente, a culpa é toda sua. O mais incrível é que ninguém pergunta como você se sente em relação a isso,  se você está bem, se por um acaso o canalha te iludiu e foi embora, ou se simplesmente o relacionamento já tinha acabado para as duas partes, sem um culpado em si.
Mas olha meninas, em primeiro lugar, tenham na mente de vocês que se não deu certo é porque não era pra ser, e ninguém tem o direito de te culpar. Em segundo lugar, sinta orgulho de si mesma, por ser mãe e pai do seu filho, por fazer o melhor para ele, por ter tido seu filho e amá-lo independente de qualquer coisa. Porque mesmo aquelas que tem o apoio do pai da criança, precisam lutar muito para criar os seus filhos, tendo em vista que geralmente os filhos vivem com as mães e são elas que passam noites sem dormir, que precisam faltar ao trabalho porque o filho adoeceu, e que tem sua vida social prejudicada. Dito isso,  quando este tipo de gente fazer um desses comentários infelizes, olhe bem nos olhos da pessoa, sorria e simplesmente diga o quanto você é feliz por ter seu filho. Não discuta apenas expresse sua satisfação por saber que não precisa de homem para cuidar e amar o seu filho como ele merece. Por incrível que pareça, essas pessoas baixam a bola ao ver a felicidade de alguém a quem ela quis ofender, o feitiço vira contra o feiticeiro.

2 - Não esqueça que além de mãe, você é mulher.
Sei que difícil voltar a ativa depois que se tem um filho, e mais difícil ainda quando eles ainda são bebês. Primeiro porque muitas mulheres não tem com quem deixar seus filhos ou tem certa timidez em pedir pra alguém ficar, e outro fator é a insegurança, insegurança em deixar seu filho com outra pessoa porque mãe sempre tem aquele receio de algo acontecer sem ela está por perto. Insegurança com seu corpo, pois talvez aquele vestido lindo que você amava já não fica tão bem em você, por conta de possíveis quilinhos a mais que possa ter ganho na gravidez. Insegurança por medo de encontrar alguém que a faça sofrer, principalmente aquelas que tiveram um fim trágico com o pai do seu filho. Mas como podemos resolver isso? Não é simples, mas precisamos tentar para se conseguir algo.
Sabe aquela amiga que vez ou outra te pede ajuda com algo, ou que está sempre na sua casa por serem grandes BFF? Pois é, que tal pedir a ela com jeitinho para ficar com seu filho no sábado a noite? Claro, se ela não for daquelas muito festeiras, porque nesse caso seria interessante ela ir com você, assim as duas se divertem e a chance de você conhecer alguém através dela são bem maiores. E, nessa hipótese, seria bom procurar sua boa e velha mãe, não existe ninguém melhor para cuidar do seu filho do que a pessoa que cuidou de você. Também pode ser alguém da sua família, que seja mais próxima. E se você tiver um dinheirinho sobrando, ainda tem a opção de contratar uma babá.
Resolvido o primeiro impasse, vamos ao segundo, a insegurança. Essa parte só depende de você, pense positivo, você só deixará seu filho com alguém em que você confia, e caso ocorra algum problema, a pessoa vai te ligar e cuidará bem do seu pequeno até você chegar. Basta se prevenir, deixe o celular bem carregado e, além do toque, a vibração ativada, assim se estiver num lugar com música alta e não ouvir o telefone tocar, ao menos vai sentir ele vibrando. E deixe bem claro pra pessoa que está com o seu filho que qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, pode ligar. Agora vamos a insegurança, com o corpo e o medo de se magoar numa nova relação. Antes tudo, aceite-se, o seu corpo não é mais o mesmo, mas você continua linda e o cara que realmente valer apena, não vai ligar por alguns quilinhos a mais ou algumas meras estrias. Primeiro que ele vai te amar pelo que você é e não pelo seu corpo, depois abra seu coração mas sem tirar os pés do chão. Funciona da seguinte forma, permita-se conhecer novas pessoas e abrir caminho para a confiança, tenha em mente que não é porque o relacionamento anterior não deu certo que você não pode mais se apaixonar porque sempre vai dar errado. Mas também não se entregue totalmente logo de início, conheça pessoas e quando estiver iniciando algo, vá aos poucos, faça com que ele conquiste sua confiança com gestos e não palavras, deixe claro pra ele aquilo que você quer. Assim as chances de dar certo são muito maiores.


3 - Procure ser independente.
Se você engravidou no meio da faculdade ou ensino médio, não desista, faça tudo o que estiver ao seu alcance para terminar. Não vai ser fácil, mas pense no seu filho e em tudo o que deseja poder proporcionar a ele. Logo no primeiro momento, você vai sim ficar dependente, seja dos pais ou de outros familiares com quem conviva, pois precisará de apoio financeiro e de alguém que fique com o seu filho, enquanto estiver fora. Mas, enquanto estuda, pode fazer um ótimo network, ou seja, uma rede de contatos. Pessoas que podem te ajudar a encontrar um emprego e ser independente, pelo menos financeiramente. E, depois de formada, fica mais fácil encontrar um emprego que pague bem, ao ponto de já não precisar tanto de ajuda com o seu filho. Poderá colocá-lo em um hotelzinho, ou em uma boa escola, e pagar alguém pra ficar com ele sempre que precisar.
A melhor coisa que podemos fazer é ser independente, isso não quer dizer que vez ou outra não vai precisar de ajuda (nunca podemos dizer nunca), porém a independência te dá mais liberdade e chances de crescimento moral, profissional e pessoal.
O que acharam das dicas? Deixe seu comentário.

3 comentários:

2