quarta-feira, 29 de junho de 2016

Principais perguntas das mamães e tentantes nos fóruns de maternidade!

   Oi meninas, sinto muito está afastada nos últimos dias, acontece que ando um pouquinho mais ocupada que de costume e estou sem tempo para escrever. Mas hoje eu vou falar sobre um tema que muitas de vocês já conhecem, que são as perguntas que vivem se repetindo em fóruns de maternidade, vou postar alguns exemplos aqui e responder todas para assim tentar ajudar as mamães e reduzir o número de tópicos repetidos nos fóruns.

Pergunta número 1. 

Minha menstruação está atrasada e tive relações desprotegidas no meu período fértil. Será que estou grávida?
   Se você teve relação desprotegida, não usa nenhum método contraceptivo e está com a menstruação atrasada, as chances de estar grávida é grande, mas não é perguntando em um fórum que você terá certeza, faz logo um teste e se der negativo e a menstruação continuar em atraso, repete o teste ou faz um beta em pelo menos 5 dias e se der negativo, busque um médico para avaliar seu quadro, as vezes é a ansiedade que faz a menstruação atrasar, em outros casos (raros) pode ter sido uma ovulação tardia e pode ainda estar grávida mas muito no início e o exame não detectou, podem ser cistos ovarianos ou vários outros motivos, mas só um médico vai poder ajudar, e no caso da ansiedade ser muito grande e tiver com pelo menos 15 dias de atraso faz logo uma transvaginal por conta própria apenas para tirar isso da cabeça.
   Eu sei que principalmente para as tentantes é difícil fazer o teste, existe o medo do negativo, a ansiedade incontrolável, mas pense o seguinte: Se eu fizer e der negativo, ainda posso repetir em alguns dias pra ter certeza e se der positivo já vou começar a festejar hoje mesmo!
   Agora ficar criando tópicos sobre o assunto, criando expectativas e procurando respostas que quer ouvir, só atrapalha, porque acaba criando aquela esperança e em muitos casos a desilusão é ainda maior quando vem um negativo.

Pergunta número 2 .

   Minha menstruação ainda não atrasou, mas estou sentindo sintomas como enjoo, sono e peito inchado.  Estou grávida?
    Além de reforçar que o ideal é fazer um teste assim que atrasar. Uma outra resposta que dou para essas perguntas é:
   Não se apegue a sintomas, todos esses sintomas pode ser gravidez ou qualquer outra coisa, como, descontrole hormonal, psicológico, sintomas da menstruação que está por vir. E pra falar a verdade são poucas as mulheres que sentem sintomas concretos antes de pelo menos 8 semanas de gravidez, digo isso porque já pesquisei muito sobre o assunto e na minha gravidez só senti enjoo a partir das 9 semanas, antes disso os sintomas eram bem sutis, no máximo sentia cansaço ou uma dorzinha de cabeça, mas algo forte ao ponto de perceber que era realmente da gravidez só com pouco mais de 2 meses de gestação. Claro que existem as variáveis e tem sim mulher que sente tudo até antes de descobrir a gravidez mas é um pouco difícil isso acontecer e ainda mais antes do atraso. Antes de começar a se agitar e ficar cheia de ansiedade foque naquilo que realmente faz a mulher desconfiar de uma possível gravidez, o que alguns consideram o primeiro sintoma que é o atraso e quando acontecer faz um exame de sangue ou um teste de farmácia para tirar a dúvida, não tem como a pessoa que esta respondendo seu tópico saber o que está acontecendo com você, apenas um exame ou um teste pode te dar a certeza de algo.

Pergunta número 3. 

Sofri uma perda, em quanto tempo posso voltar a tentar?
   Mais uma vez digo que o ideal é procurar um médico e de preferência um que já te acompanha, pois cada caso é um caso, e vai depender muito do motivo da perda, de possíveis complicações, do seu estado físico e psicológico, e apenas o seu médico poderá te ajudar com isso.
   Eu engravidei 15 dias depois de um aborto espontâneo, não posso chegar pra você e dizer "vá em frente comece logo que não tem problema", comigo deu certo mas para outra mulher pode só piorar as coisas. Lembrando que a minha médica não suspendeu as relações e como eu não estava tentando engravidar não a questionei sobre o tempo para engravidar de novo, então tudo aconteceu sem nenhum planejamento.
   Sendo assim, cuidado com essas perguntas, pois só um profissional pode te aconselhar da forma correta.

Pergunta numero 4 .

O exame deu positivo mas não vi nada na ultrassom, e agora?
   Antes de se desesperarem com isso, saibam primeiramente que uma gravidez inicial só se vê de forma mais clara em uma ultrassom transvaginal e mesmo nesse tipo de ultra, pode acontecer de não vê se você tiver com menos de 5 semanas. Sei que muitas meninas ficam loucas para ver seu baby pela primeira vez, mas receber um positivo e já correr pra uma ultra só vai te deixar cheia de dúvidas e assim aproveitar menos a descoberta porque com certeza vai ficar pensando que o exame deu errado, ou que a gravidez não evoluiu e tudo isso só irá te deixar pra baixo.
   Como o tempo exato da gravidez pode variar em torno de 1 a 2 semanas da data da ultima menstruação, te aconselho a esperar ao menos mais duas semanas depois da descoberta para fazer a primeira trans, isso porque você pode descobrir na semana 5 depois de DUM e achar que já está de 5 semanas mas na verdade está com menos, então se acha que está com 5 espere completar 7 semanas pela DUM para fazer a ultra, nos casos das meninas que descobrem muito cedo, tipo com 3 ou 4 semanas, o ideal é aguardar pelo menos mais três semanas pra fazer a ultra, porque assim se tiver a variante de 2 semanas ao menos poderão ver o saco gestacional que confirma a gravidez e já é possível ver com 5 semanas, já o embrião aparece em torno de 6 a 7 semanas e em alguns casos dependendo do aparelho do médico, apenas com 8 semanas. Então vale apena aguentar a ansiedade e esperar um pouco mais pela primeira ultra.
   Eu particularmente fui muito apressada na minha primeira gravidez e passei por três transvaginais para conseguir ver o bebê, na primeira não se viu nada, na segunda apenas o saco gestacional e só na terceira com 6 semanas foi que vi o bebê e ouvi o coração, ou seja na minha primeira trans eu estava apenas com pouco mais de 3 semanas e com isso não dar pra ver nada mesmo, na segunda eu estava com 5 semanas e 2 dias e só vi o saco e a vesícula e uma semana depois precisei fazer uma nova trans por causa do sangramento e foi ai que vi meu bebê, que infelizmente acabei perdendo alguns dias depois. Já na minha segunda gravidez resolvi esperar um pouco mais e na primeira trans já vi meu pequeno e o coraçãozinho piscando na tela e por experiência própria vale muito a pena esperar.



   Este foi o post de hoje e em breve pretendo postar mais algumas da perguntas que se repetem em fóruns de maternidade.
   Espero que tenham entendido o propósito deste post que não é de forma alguma repreender as mamães que postam as perguntas citadas de forma repetida em fóruns e sim responder essas perguntas de forma sincera e objetiva, com o intuito de ajudá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2