quarta-feira, 25 de maio de 2016

Mais dicas para mamães de primeira viagem

   Olá meninas, como prometido, venho aqui postar mais algumas dicas para mamães de primeira viagem.
Lembrando que todas as dicas aqui postadas são baseadas nas experiências que tive e em perguntas feitas a médicos e pediatras a respeito dos assuntos abordados. Contudo qualquer dúvida procure sempre um médico para ter certeza do que fazer.
Dito isso, vamos as dicas.

1- Cólicas são normais.

   Navegando por alguns sites e fóruns vejo com bastante frequência as meninas morrendo de medo por estarem sentindo cólicas ou pequenas pontadas mesmo estando grávidas. E o que tenho a dizer é que é normal sim sentir cólicas durante a gestação, algumas mamães sentem até o parto. Mas porque isso ocorre? Segundo o ginecologista que acompanhou minha gravidez, as cólicas fazem parte de todo o processo de mudanças que acontecem no organismo da mulher no período da gravidez, o útero cresce em uma velocidade assustadora e isso causa um certo incômodo na gestante, esse incômodo pode ser notado como cólicas ou pequenas fisgadas no baixo ventre. Mas isso varia de mulher pra mulher, algumas não sentem nada durante toda a gestação e isso também é normal porque cada organismo reage de uma maneira as mudanças provocadas pela gravidez.
   Agora existem casos em que os sintomas precisam ser observados, como por exemplo: cólicas fortes e frequentes, sangramentos ou corrimento diferente do normal com ou sem cheiro, cólicas acompanhadas de barriga dura (contrações) antes de 37 semanas de gestação. Nesse caso deve-se procurar um médico o mais rápido possível.

2- Sangramentos nem sempre são normais.

    Enquanto algumas meninas vivem morrendo de preocupação com algumas cólicas, outras acham que sangrar na gestação é perfeitamente normal, porque uma parente, uma amiga ou uma conhecida "menstruou" durante a gestação. E sim isso pode ocorrer, tem mulheres que tem perdas de sangue durante a gravidez sem grandes problemas,  mas isso não é menstruação e sim sangramentos que podem ocorrer por vários outros motivos, como hormonais, pequenos hematomas coriônicos etc...        Muitas mulheres confundem com menstruação simplesmente porque por coincidência ou não, essas perdas podem ocorrer na mesma época que a menstruação viria, e somente com exames mais detalhados e acompanhamento médico de cada caso seria possível explicar o motivo disso acontecer. Mas grávidas não menstruam, para menstruar você precisa ovular e quando você está grávida seu corpo entende que não precisa mais ovular porque a partir da concepção todo o organismo passa a trabalhar para manter a gravidez e formar o bebê, é tipo assim, você ovula para engravidar e uma vez que você engravida o corpo entende que não é mais necessário ovular até que a gestação acabe e inicie um novo ciclo de ovulação.
Uma grávida pode sofrer pequenos sangramentos sem mais complicações, pois quando estamos grávidas todo o corpo fica muito vascularizado pelo aumento na produção sanguínea que agora precisa suprir não só um corpo mas sim dois, com isso regiões mais sensíveis como a vagina podem sangrar mais facilmente quando se tem atrito, como logo depois ou durante a relação intima, quando se faz uma transvaginal ou durante algum exame invasivo nessa região. Esse tipo de sangramento é considerado normal desde que não tenha fluxo e seja momentâneo. No entanto, sangramentos parecidos com menstruação ou que ocorrem mais de uma vez e vem acompanhados ou não de cólicas, devem ser avaliados por um médico e com bastante urgência, pois cuidado nunca é demais ainda mais quando se trata de um momento tão especial como a gravidez. Por isso meninas qualquer sangramento na gravidez que não se enquadre entre aqueles considerados normais, busquem um pronto atendimento o mais rápido possível.

3- Não ter sintomas é normal.

   Sim meninas é possível você estar grávida e não ter sintoma algum de gravidez. Cada organismo funciona de uma maneira e nem todas as mulheres sofrem com o sintomas da gestação e isso não é algo ruim, muito pelo contrário, sem o mal estar você pode aproveitar melhor os primeiros meses da gestação, antecipar algumas tarefas que se tornaram mais difíceis com o crescimento da barriga e simplesmente se sentir bem em estar grávida sem se preocupar com enjoos e mal estar. Algumas meninas ficam aflitas por não sentir nada, mas se a gravidez ta indo bem, as ultras estão normais e seu médico não te deu nenhum alerta, apenas relaxe e curta esse momento tão mágico.

Esse foi o post de hoje e espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2