quinta-feira, 5 de maio de 2016

A responsabilidade de ser mãe



   Hoje vou falar um pouco sobre as dificuldades e o peso de ser responsável por uma nova vida.

   Todos estão cansados de saber que cuidar e educar um filho não é nada fácil. Tem dias que simplesmente queremos fugir ou evaporar da face da terra.

   Eu ainda estou na fase do medo, medo de perder meu bebê porque ele está crescendo muito rápido e apesar de cansativa é uma fase muito linda, medo de não saber ensinar tudo que ele precisa saber durante seu desenvolvimento para mais tarde se tornar uma pessoa de bem, medo do futuro, de não conseguir manter uma boa qualidade de vida para ele, de um dia ele olhar pra mim com aqueles olhos lindos me pedindo algo e eu não saber explicar da forma correta porque não posso dá-lo, enfim, medo do futuro e de tudo que ainda vou enfrentar.
   As dificuldades são muitas, nos primeiros meses tem as cólicas, as madrugadas em claro, o choro e você não consegue fazer quase nada se não tiver ajuda porque além de todo o desgaste de se cuidar de um bebê você também ta se recuperando não só do parto mas da gravidez em sí, pois passamos por um longo processo e no final é ainda mais doloroso, as contrações de treinamento, o peso da barriga e claro o parto, seja cesárea ou normal, vai ser complicado de todo jeito, eu tive normal e peguei tanto ponto que mal dava pra sentar nos dois primeiros dias e pra completar no primeiro dia em casa meu bebê passou a noite inteira chorando e até hoje não sei o por quê, talvez tenha sido sua primeira crise de cólica ou estranhou a casa, bem, acho que nunca vou ter a certeza do real motivo. A questão é que eu tinha passado 18 horas em trabalho de parto, sem comer, fazendo uma força que já não tinha, depois passei uma noite mal dormida num hospital frio e estava cheia de pontos que doíam dependendo da posição que eu tivesse, tudo o que eu precisava era da minha cama e do meu soninho tranquilo pra me recuperar um pouco, mas meu bebê me mostrou que tudo muda depois da maternidade, seu sono nunca mais será o mesmo porque mesmo depois que a fase dos choros de madrugada passa, você ainda precisa levantar de madrugada pra amamentar ou dar mamadeira, trocar fralda, se certificar que ta tudo bem com o bebê entre outros trabalhos noturnos de uma mãe. Porém aos poucos você vai se adaptando e aprendendo com sua nova vida, o tempo vai passando e quando você percebe já não tem mais um bebezinho, a partir dos 5 meses o bebê fica mais esperto começa a querer se arrastar, não para mais quieto na cama, pega as coisas e coloca tudo na boca, com isso tudo muda novamente e começa um novo processo de adaptação, você começa a aprender que não adianta mais insistir em deixá-lo na cama porque uma hora ou outra ele vai cair ou se não cair vai pelo menos te dar um belo susto, que o carrinho já não é mais tão útil  porque ele não vai querer ficar ali parado com cinto de segurança sem poder mexer nas coisas ao redor e com isso vai chorar pra ir pro braço ou pro chão brincar, e o chão é outra coisa que nem adianta agente evitar, principalmente quando começam a engatinhar la para os 6 ou 7 meses, e ai começa mais uma luta que é  tirar tudo de vidro, que possa ser quebrado ou enfeites pequenos que possam ser engolidos, do alcance do bebê, e esqueça deixar a casa arrumada porque é brinquedo pra todo lado. Nessa fase também inicia um outro obstáculo, a introdução alimentar, eu ainda to me acostumando com isso, tem coisas que meu bebê aceita bem e tem outras que ele não quer de jeito nenhum. Você vai precisar prestar muita atenção nas reações do bebê ao provar algo novo para identificar uma possível alergia, criar uma rotina de alimentação, e claro sempre fazer um acompanhamento regular com o pediatra.
   Dessa forma podemos ver que ser mãe é ter inúmeras responsabilidades e enfrentar inúmeros desafios e aprender continuamente, pois sempre que achamos que sabemos tudo e nos acostumamos com uma rotina do nada tudo muda, é uma verdadeira montanha russa passando.
   No entanto ser mãe é um trabalho árduo mas maravilhoso, é lindo ver seu filho crescer e aprender algo novo a cada dia, temos os nossos medos e angustias mas tudo é compensado, e o melhor de tudo é no futuro ver que cada esforço valeu a pena.

   Meu post termina aqui, sei que tem muita coisa pra se falar mas resolvi falar sobre as dificuldades que já vivi e estou vivendo já que meu filho tem apenas 7 meses.
   Deixe seu comentário, fale sobre suas experiências, diga se esse texto ta de acordo com o que você está vivendo, e tem algo que queira colocar, pois sua opinião é muito importante para mim.
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Olá querida, gostei muito do blog viu? Realmente ser mãe não é nada fácil, já tenho uma bebezona de 1 ano e 7 meses e à espera de mais uma agora pra agosto, foi um susto só a descoberta pq estava tomando anticoncepcional, mas agora já me acostumei.. Olha o cuidado que vc tem vai dobrar ainda mais qdo seu filhinho começar a andar, ele vai querer mexer em tudo, e tem que tirar tudo que é perigoso do seu alcance, não esquecendo dos protetores de porta e de tomadas, seu filhinho se for guloso como a minha vai querer sempre estar experimentando a comida do teu prato, então prepare-se pra mtos protestos e manhas na hora da refeição rsrs, nessa fase começam tbm as primeiras malcriações, então quando disser "não" a ele procure ser firme e mantenha a palavra pq eles são espertos e já choram fazendo chantagem.. A emoção maior dessa fase é ver os seus primeiros passos e o desenvolvimento da fala , quando minha princesa disse mamã foi o momento mais feliz da minha vida.. Acho que todo o trabalho que dão compensam com o carinho e o amor incondicional da parte deles.. Minha filha ainda é totalmente dependente de mim e ainda vem mais uma que ainda não nasceu, mas que já é mto mto amada, mas acho que a maior dependência é a minha: pq já não consigo mais imaginar o meu mundo sem elas.. Enfim , acho que a maior dificuldade é que mãe não tem mesmo descanso como vc falou, várias vezes eu fiquei doente e no outro dia tinha que estar de pé pq tinha um serzinho que dependia totalmente de mim.. Não é nada fácil.. E que DEUS abençoe a nossa jornada da maternidade.. Um forte abraço, Mayra ( mamãe orgulhosa da Sarah Liz (1 ano e 7 meses) e da Anna Clara ( 28 semanas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. A cada fase são novos desafios, realmente é muito emocionante o primeiro "mama" o meu só fala isso desde os 6 meses kkk o pai até tenta mas só sai mama.Mesmo com as dificuldades, cada gesto, cada olhar, cada carinho compensa todas as dificuldades.
      Parabéns pelas suas meninas e muito obrigada por compartilhar suas experiências. Um abraço!

      Excluir

2