segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A evolução da maternidade.

Olá meninas, desculpa por andar tão sumida. É que realmente a minha vida anda tão corrida que não estou tendo tempo de escrever as postagens.

Vamos falar hoje sobre a evolução da maternidade, ou seja, as dificuldades, medos, aprendizagens e desafios dessa fase na vida de uma mulher, tendo como base a minha história e tudo que venho passando desde a descoberta do positivo. Logo abaixo faço uma listinha sobre os graus da minha evolução como mãe e aquílo que acredito ser o que todas as mães passam, mas quero que vocês comentem sobre a evolução de vocês como mãe, afinal de contas sei que cada uma vive esse momento de uma maneira e o compartilhamento de informações pode ajudar outras leitoras que ainda estão um pouco perdidas nesse mundo da maternidade.

1° Grau: O medo

Quando descobri que estava grávida, simplismente tremi na base. Apesar de sentir muitas emoções ao mesmo tempo, o medo era o maior sentimento que eu sentia, medo do que tava por vir, de como minha vida iria mudar, medo de não dar conta e simplismente medo de me tornar mãe. Creio que essa fase durou a gravidez inteira, que junto do medo também tinha as inseguranças e incertezas de uma gravidez não planejada. Porém próximo do fim da gravidez fui aprendendo aos poucos a controlar esse medo, sabia que eu teria que encarar e que de alguma forma eu precisava mudar. Deixei o amor pelo meu filho falar mais alto e aos poucos me preparei para a chegada dele.

2° Grau: Aceitação

Depois que o medo foi passando, cheguei numa fase de aceitação, em que passei a ver que não me serveria de nada ter medo, pois não tinha como voltar atrás, eu seria mãe e teria que encarar tudo aquílo de forma racional e me preparar de forma fisica e psicológica para o que estava para acontecer e essa fase de aceitação durou até mais ou menos 3 meses após o nascimento do meu filho, isso porque não era só a chegada dele que eu precisava aceitar, as mudanças que foram ocorrendo na minha vida desde de sua chegada, a cada coisa nova que eu tinha que aprender a lidar, a amamentação e mudanças no meu próprio corpo que me assustaram logo de início, mas o amor de mãe deixa tudo isso mais fácil e eu encarei e me abri para aprender a cada dia a ser a melhor mãe que eu podia ser para meu filho.

3° Grau: Aprendizagem

Esse é um estágio que dura bastante, isso porque não existe um curso de como ser mãe, é algo que só se aprende realmente vivendo. Primeiro você aprende a ser mãe de RN, um bebezinho pequeno e totalmente dependente de você, creio que é uma das partes mais complicadas da maternidade, ainda estamos nos recuperando do parto e é tanta novidade... Ai logo quando você se acostuma com essa rotina, seu bebê cresce e já não é mais tão dependente assim, aprende a engatinhar, a ter vontade própria a comer coisas diferentes e você precisa aprender a lidar com a nova situação. Novamente quando você aprende tudo que deveria sobre essa fase do seu filho, ele muda novamente,  aprende a andar, a falar e você precisa aprender a melhor forma de incentivá-lo e ao mesmo tempo ter paciência com as novas travessuras e bagunças que ele vai aprontar. E assim por diante a cada fase dele, você precisa estar aberta a aprender mais e mais, sobre seu papel como mãe e como cuidar e orientar seu filho de acordo com as novas necessidades dele.
Esse grau de evolução é o ultimo pelo menos na minha concepção, isso porque nós nunca estaremos formadas na faculdade da maternidade, pois mesmo quando eles estiverem com 30 anos ainda estaremos a aprender coisas novas sobre eles e sobre nossas novas funções como mães. Outra coisa que acho que confirma essa minha concepção, é que conversando com mães mais experientes percebi que mesmo quando você tem outro filho, passa por tudo novamente, pois cada criança tem suas particularidades e assim como dificilmente uma gravidez será exatamente igual a outra, um filho também dificilmente seguirar exatamente o roteiro que o irmão mais velho seguiu. Enquanto são crianças aprendemos a cuidar e educar de acordo com cada fase, quando são adolescentes...bom nem preciso dizer que é a fase em que mais precisamos estar abertas a aprendizagem e mudanças, quando se tornam adultos devemos aprender em qual lugar nos encaixamos nas vidas deles e como orientá-los de forma a não interferir em suas escolhas. Ser mãe não é fácil e todos os dias de nossas vidas iremos aprender um pouco mais sobre esse mundo louco e fantástico que é a maternidade.


Bom meninas... o que escrevi no post como falei anteriormente, é um pouco do que eu acredito que seja essa evolução e o que eu realmente passei e estou passando. Mas quero ouvir a opnião de vocês. O que vocês acham que seja evoluir como mãe? E em que Grau desses que citei vocês acreditam que estão?
Bjs e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2